Neste momento, um grande congresso nacional está com inscrições abertas para submissão de artigos científicos. E você, aluno de Biomedicina, também pode contar com a ajuda da PIO XII. A nossa Iniciação Científica da Biomedicina é um programa que pode te atender, colocando-o em contato com grupos/linhas de pesquisa.

Coordenado pelo Professor Rodrigo Pratte, o programa busca proporcionar ao aluno, orientado por um professor/pesquisador da instituição, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Neste momento, há oito projetos de pesquisa em andamento (confira abaixo), já com alunos inscritos que vão receber certificado de conclusão da Iniciação Científica, depois que cumprirem os requisitos obrigatórios (entrega de relatórios e apresentação do trabalho em congresso ou publicação em revista científica).

Os alunos que já fazem parte da Iniciação Científica e outros alunos que estiverem interessados podem procurar o Professor Rodrigo Pratte para obter ajuda.

Confira a relação de projetos em andamento – que podem vir a ser inscritos em congressos:

1) Glicose-6-fosfato-desidrogenase: Características bioquímicas e moleculares. Prevalência da deficiência

2) Detecção de Amebas de Vida Livre em águas superficiais urbanas e a correlação com níveis de bactérias indicadoras de poluição fecal em Vitória, Brasil.

3) Estudo comparativo da glicemia em soro e em plasma de pacientes atendidos pelo laboratório escola da Faculdade de Ciências Biomédicas do estado do Espírito Santo.

4) O estudo longitudinal de saúde do adulto – Projeto ELSA Brasil.

5) Efeito neuroprotetor da n-acetilcisteína sobre a memória de reconhecimento e neuroinflamação num modelo experimental de álcool em binge crônico na adolescência.

6) Alterações bioquímicas em amostras de sangue periférico de pessoas submetidas ao procedimento estético criolipólise.

7) Avaliação de manifestações clínicas e psicológicas de cuidadoras de pessoas com doença de Alzheimer, visando observar a influência dessa relação sobre as condições de vida dos acompanhantes.

8) Levantamento dos casos de Leishmaniose Visceral Humana, no período de 2002 a 2015, atendidos no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes, Espirito Santo, Brasil.