Faltam poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá nos dias 17 e 24 de janeiro. Quanto mais a prova se aproxima, mais dúvidas surgem em relação a como se preparar faltando tão pouco tempo. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a se sair bem no exame.

  1. Relaxe: A fase de estudo pesado já passou. Agora é hora de relaxar para estar com a mente descansada no dia da prova. Aproveite para ter uma rotina mais leve e não ocupe sua mente com excesso de informação.

 

  1. Alimente-se bem e mantenha-se hidratado: Nos dias que antecedem o Enem opte por se manter hidratado e consumir uma dieta leve e saudável a fim de evitar imprevistos relacionados a saúde. No dia da prova o mais indicado é evitar comidas pesadas pelo fato de atrasar o metabolismo e causar sonolência.

 

  1. Organize-se para o dia da prova: É ideal que você prepare seu corpo e psicológico para o dia do Enem. Uma mudança brusca na rotina no dia do exame pode causar ansiedade e estresse. Sendo assim, use os dias anteriores para se acostumar, se necessário, a acordar e almoçar mais cedo.

 

  1. Planeje seu trajeto para o local de prova: Depois de se preparar durante meses seria péssimo colocar tudo a perder chegando atrasado no exame. Portanto, confira com antecedência o endereço do local de prova, planeje como chegar e saia de casa cedo para evitar ser pego de surpresa por imprevistos.

 

  1. Organize os itens necessários para o exame: No dia anterior ao exame separe os itens necessários para a realização da prova. É obrigatório levar caneta esferográfica preta (fabricada em material transparente) e documento com foto. Além disso, é aconselhável levar água e comida devido ao tempo de duração do exame. Opte por alimentos leves como frutas e barras de cereal.

 

  1. Tenha estratégias: Durante a prova algumas táticas podem ajudar no desempenho. A principal dica é controlar o nervosismo para evitar o famoso “branco” na hora do exame. Outra sugestão é procurar responder as questões que parecem mais fáceis e depois voltar para as que geraram dúvida com o intuito de ganhar tempo. Um momento de pausa também é importante para ajudar seu cérebro a se recuperar.