FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO

Curso Reconhecido

Ato de autorização

Autorizado pela Port. Ministerial nº 884 de 23/06/2000 publicada no DOU em 27/06/2000.

Ato de Reconhecimento
Reconhecido pela Portaria nº 4.101, de 30/11/2005, publicada no DOU em 01/12/2005. Reconhecimento renovado pela Portaria nº 703 de 18/12/2013, publicada no D.O.U. de 19/12/2013.

  • Titulação: Bacharel em Ciências Contábeis
  • Duração do Curso: 4 anos (distribuídos em 8 períodos)
  • Turno: Matutino e Noturno

Dirigentes

Diretor Geral: Luciano Villaschi Chibib
Diretora Pedagógica: Maria Thereza Villaschi Chibib
Secretária Geral: Delimara Pena

Coordenador Geral: Prof. Msc. Marcelo Loyola Fraga
Coordenador do Curso: Prof. Tamires Endringer Zorzal

Coordenador da Consultoria Junior/Laboratório Empresarial e do Centro de Pesquisas: Robson Carlos de Souza
Coordenadores de Estágio Supervisionado: Tamires Endringer Zorzal e Adriano de Souza.
Coordenador da CPA: Profº Luciano Alves
Coordenadora do NDE: Profª Jumara Martins

Grade Curricular – ingressantes a partir de 2012-1

Grade Curricular – ingressantes 2008-1

Corpo Docente

Objetivos

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade Pio XII tem como objetivo formar profissionais aptos a desenvolver de melhor maneira as atividades em sua área de atuação, o que inclui planejamento, organização, orientação e preparação das demonstrações contábeis, essenciais à elaboração orçamentária de uma empresa.

Ao profissional habilitado nesta área cabe a escrituração regular de todos os fatos relativos aos patrimônios e às variações patrimoniais das instituições. Adotando sistema de processamento de dados, possibilita o controle contábil e orçamentário das empresas.

Elabora balancetes, balanços e demonstrações do movimento por contas ou grupos de contas, de forma analítica ou sintética, visando apresentar resultados gerais da situação patrimonial, econômica e financeira da empresa.

Também analisa a classificação e avaliação de despesas para apropriar custos de bens e serviços; prepara e fundamenta a declaração do imposto de renda da empresa para avaliar o valor do tributo devido.

O curso de Ciências Contábeis ministrado na Pio XII envolve disciplinas como Administração, Direito, Economia, Análise de Balanços, Matemática, entre outras.

Mercado de Trabalho

O campo de atuação desse profissional é bastante amplo, uma vez que, por lei, toda empresa é obrigada a ter um contador no controle de suas finanças. Tem atuação na área administrativa, econômica, jurídica, tributária e política.

Atualmente, a maior oportunidade encontra-se na área de consultoria empresarial, bem como na área judicial, devido ao crescente número de processos envolvendo perícias contábeis, tanto no setor público quanto no privado.