Hepatite C, você tem certeza de que não tem? Esse é o tema do Biomedicina em Ação da Faculdade PIO XII neste sábado, 22 de julho. O evento de responsabilidade social será no Shopping Moxuara, das 14h às 18 horas. Nossos alunos estarão lá com a Professora Sarah Castro Pires, realizando testes rápidos da doença, prestando orientações e tirando dúvidas de quem for até o local, gratuitamente.

“A Hepatite C é uma doença silenciosa, mas que tem  tratamento e cura”, explica a Professora.

Como funciona o teste rápido?

Através da coleta de uma gota de sangue dos dedos. O resultado sai entre 5 e 20 minutos. Em caso positivo a pessoa recebe orientações de como deve iniciar o tratamento.

A hepatite C é uma doença infectocontagiosa que pode ser transmitida por transfusão de sangue; compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, etc.); higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercing; da mãe infectada para o filho durante a gravidez e sexo sem camisinha com uma pessoa infectada (mais raras). Trata-se de uma doença silenciosa e sua cronificação ocorre de 70% a 85% dos casos. Ela é a maior responsável por cirrose e transplante hepático no mundo ocidental. O diagnóstico precoce pode salvar a vida e amplia a eficácia do tratamento. Por meio dessa ação, os acadêmicos de Biomedicina da Faculdade Pio XII farão busca ativa por pacientes portadores do vírus HCV pela testagem rápida.

O evento conta com o apoio do Shopping Moxuara. São parceiros do evento a Secretaria Municipal de Saúde | Centro de Referência em DST da Prefeitura Municipal de Cariacica e a ONG Pró-vidas Transplantes e Hepatites Virais, que doaram os kits de testagem rápida.

Local: Shopping Moxuara – Cariacica

Data: 22/07/2017

Horário: Das 14h às 18h

Foto do primeiro evento, realizado em 2016