BIOMEDICINA

As egressas do curso de Biomedicina da PIO XII Isabelly Lima Schimidt, Jéssica Soares de Oliveira e Sulamita de Oliveira Assis, têm muito pra comemorar. As acadêmicas tiveram o artigo “Sensibilidade gustativa à feniltiocarbamida” aceito e publicado na Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde.

As alunas contaram com a ajuda dos professores Doutor Rodrigo Pratte e Sigrid Costa Valbão, que além de Professora é Coordenadora do curso de Biomedicina.

A pesquisa foi originada do trabalho de conclusão de curso das estudantes e objetivou investigar na literatura corrente registros de estudos acerca do uso da feniltiocarbamida para detecção da sensibilidade gustativa individual, relacionando os dados com fatores genéticos, hábitos alimentares, cultura e doenças contemporâneas.

Como conclusão, os dados encontrados mostraram que o hábito alimentar individual e suas preferências estão diretamente relacionados a fatores genéticos e também culturais.

Parabéns às alunas e aos professores por mais essa conquista!

ADMINISTRAÇÃO

O artigo “Métricas e desempenho: a percepção de gestores e profissionais de marketing”, do Professor, Rodrigo Alves da Silva, foi aprovado e publicado na Revista de Administração de Roraima (RARR). O periódico é publicado pela Universidade Federal de Roraima desde 2011, e tem foco em estudos da Administração e Ciências Sociais Aplicadas.

O trabalho buscou estudar a relação entre o uso de métricas de gestão de marketing e os resultados obtidos pelas ações nessa área, na percepção de seus gestores e executivos. O estudo realizou levantamentos, junto à literatura, sobre prestação de contas em marketing (marketing accountability) e gestão. No artigo diversas métricas foram divididas em métricas de marketing, financeiras e de gestão.

Como conclusão, os dados encontrados sugerem uma contradição, pois, embora os gestores em geral afirmem usar algum tipo de métrica, os resultados da análise estatística não apontaram relação significativa entre esse uso e o desempenho percebido pelos mesmos gestores.

Parabéns, Professor Rodrigo Alves, por essa conquista!