ADMINISTRAÇÃO

O nosso aluno Robson Schwantz  do curso de Administração teve seu artigo publicado na revista científica Brazilian Journal of Development.  O acadêmico foi orientado pelo Professor Dr. Rodrigo Pratte. Também fizeram parte da equipe o Coordenador de TCC Jocelino Demuner e o Coordenador Geral de cursos Marcelo Loyola.

O artigo “Influência do sistema de gerenciamento no incremento da produção de café solúvel: um caso no sudeste do Brasil, originado do Trabalho de Conclusão de Curso do estudante,  relatou a eficácia de um novo sistema produtivo de café solúvel na empresa Real Café situada em Viana no Espírito Santo.

Em tempos de globalização econômica, aumenta-se a importância do setor industrial em buscar processos produtivos que otimizem seus recursos, maximizem seus resultados operacionais e aumentem sua vantagem competitiva no mercado. A pesquisa objetivou verificar a eficácia de um sistema de gerenciamento sobre o aumento da capacidade produtiva de café solúvel.

Link para Brazilian Journal of Development

BIOMEDICINA

Já no dia 24 de junho, Lucas Meigre, acadêmico do curso de Biomedicina da Faculdade PIO XII, teve seu artigo aceito na Revista Einstein do Hospital Albert Einstein, considerada como uma das mais conceituadas Revistas cientificas do País. O acadêmico foi orientado pelo nosso Professor Dr. Rodrigo Pratte e contou com  o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC) da instituição .

A pesquisa tem como tema a “Prevalência da deficiência de G6PD e caracterização molecular dos polimorfismos G202A, A376G e C563T em neonatos no sudeste do Brasil” e foi realizada em colaboração com a APAE de Vitória. Como conclusão foi verificado que os pacientes avaliados possuíam em seu DNA o polimorfismo genético G202A/A376G, considerado o mais comum na população brasileira portadora da deficiência de G6PD.

Em entrevista Lucas falou sobre o processo de produção do artigo que caminhou junto com a realização da pesquisa. “Produzir um artigo vai sim te tirar algumas noites de sono e exige bastante estudo e atenção, pois aquela informação que está sendo escrita ali vai ser levada para o mundo, e esse é o principal ponto a ser considerado nesse processo” afirma o estudante.

Cabe mencionar a qualidade das orientações feitas pelo Professor Dr. Rodrigo Pratte que foram determinantes para o sucesso desse trabalho “O Professor possui bastante experiência no meio científico e é uma fonte infinita de recursos, dicas e ensinamentos. Sem dúvidas tive uma orientação excelente e de perfeita execução” relata.

A prestigiada Revista  Einstein é uma publicação oficial de divulgação científica do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein sediada em São Paulo, cujo objetivo é registrar a produção e as contribuições da comunidade científica nacional e internacional na área da saúde.

O artigo será publicado na próxima edição da Revista. Vale deixar registrado que essa vitória deve ser duplicada, pois tanto o Lucas Meigre, quanto o professor Rodrigo Pratte foram alunos do colégio PIO XII em Vila Velha.

Sobre a G6PD: a Glicose-6-Fosfato Desidrogenase, mais conhecida como G6PD, é uma enzima presente em todas as células do nosso corpo, auxiliando na produção de substâncias que as protegem de fatores oxidantes.

Sobre a deficiência de G6PD: como a própria expressão sugere, trata-se da carência dessa enzima – seja por não tê-la em quantidade suficiente, seja porque ela não funciona como deveria.

Sobre polimorfismo genético: fala-se de polimorfismo genético para designar a existência de diferentes alelos de um mesmo gene, o que implica mudanças na sequência genética entre integrantes de uma certa população.

 

Faculdade PIO XII está em festa!

Parabéns aos envolvidos.