A aluna da pós-graduação da Faculdade PIO XII, Bárbara Evelyn Pinto da Silva, e o Coordenador Geral, Marcelo Loyola, tiveram um artigo aprovado para ser apresentado em um Congresso em São Paulo. O trabalho “Programa Jovem Aprendiz: um Estudo da Aplicação da Lei 10.097/00 como Política Pública na Formação Profissional de Jovens na Região da Grande Vitória-ES” foi selecionado pela banca do VII Encontro de Administração Pública da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração), evento que será realizado de 20 a 22 de novembro, em São Paulo.

Bárbara ficou super feliz com a notícia. “É gratificante ter um trabalho aprovado para publicação em um congresso de nível internacional de Mestrado e Doutorado. O artigo demandou um ano de pesquisa e muita leitura, tive inclusive que abrir mão de muitas coisas”, lembra. “Agradeço principalmente a Deus, pois tem sido a minha inspiração em todos os momentos”, completa.

O Professor Marcelo, por sua vez, parabeniza a aluna por sua dedicação à pesquisa científica, razão fundamental para a construção do conhecimento. “Essa conquista permite que a Bárbara almeje voos mais altos, como o de ingressar em um Mestrado na área de Administração, pois já é o terceiro artigo publicado em congressos de nível nacional e internacional em sua trajetória acadêmica”, parabeniza. “Agradecemos, ainda, à Faculdade PIO XII, pelo apoio e incentivo à pesquisa em Administração”, completa.

Parabéns, Bárbara e Marcelo!

marcelo-barbara-artigo

Dados do artigo

A formação técnico-profissional de adolescentes e jovens abre um leque de oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Há mais de uma década, foi promulgada a Lei 10.097/2000 que tem por finalidade promover a inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho. Diante disso, é relevante analisar os programas sociais que tem esse objetivo, de modo que possam estar alinhados às demandas das empresas além do ingresso do jovem ao mercado de trabalho. Este estudo foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica exploratória e pesquisa de campo realizada com jovens egressos, empresas e entidades de formação profissional. Por fim, com base no referencial teórico e na análise dos dados coletados na pesquisa de campo, conclui-se que o programa tem cumprido com seus objetivos principais, porém é necessário que sejam feitos aperfeiçoamentos, tanto quanto ao maior acesso dos jovens no programa como também em aspectos de acompanhamento e monitoramento.

Sobre a ANPAD

A ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração desenvolve um consistente trabalho na promoção do ensino, da pesquisa e na produção de conhecimento dentro do campo das ciências administrativas, contábeis e afins no Brasil,  congregando programas de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado). A ANPAD realiza os principais congressos na área de Administração da América Latina, cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento da área de estudos da Administração no Brasil, considerando os diferentes subsistemas e dimensões de análise, observando, preferencialmente, os Temas de Interesse destacados, por meio de artigos teórico-empíricos, ensaios teóricos e artigos tecnológicos.