Mais uma tradicional viagem a Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais, organizada pelo Professor Antonino do Carmo Filho no Projeto Viagem Técnica, foi realizada com sucesso!

Nossos acadêmicos embarcaram na noite do dia 19 de outubro e retornaram no dia 21. No caminho da ida passaram pela famosa Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante, e em seguida seguiram para o destino. Os alunos puderam conhecer lugares históricos, museus, minas de ouro e igrejas.

Consideradas um Museu a Céu aberto, as cidade de Ouro Preto e Mariana atraem pessoas de diferentes lugares do Brasil, e porque não dizer do mundo, por conta de seus conjuntos arquitetônicos incomparáveis e pela história que apresentam a cada esquina.

O Professor levou os alunos para conhecerem lugares que estão intimamente ligados ao período em que Ouro Preto viveu o Ciclo do Ouro. O auge da corrida em busca de metais e pedras preciosas aconteceu entre os séculos XVIII e XIX, período do qual datam também as construções coloniais, igrejas e minas, também visitadas pelos estudantes.

 

Durante a aula de campo os acadêmicos puderam apreciar o Barroco e Rococó mineiro presentes na rica decoração das igrejas, consideradas a face mais visível do que restou do glorioso Ciclo do Ouro de Minas Gerais.

Lembrando que essa foi a viajem de número 77 do Professor Antonino a Ouro Preto, pela Faculdade PIO XII, e no ano que vem tem mais!