Os alunos do curso de Direito da PIO XII Waysllan Vargas e Edson Martinelli estiveram em Canoas, no Rio Grande do Sul, acompanhados pelos professores Sâmela Cristina de Souza e Halley Jhason Medeiros Mendes. Eles apresentaram artigos no Congresso Sociology of Law, realizado na UniLasalle, na região metropolitana de Porto Alegre. “Trata-se de um dos mais importantes congressos de sociologia do direito da América Latina, com participação de professores da Argentina, Uruguai, Portugal e de todo Brasil”, conta o Professor Halley.

O aluno Edson defendeu seu artigo “A vedação ao comportamento contraditório como instrumento de constitucionalização do direito civil nos contratos relacionados a habitação com garantia hipotecária” no Grupo de Trabalho (GT) “Fragmentação e Constitucionalização do Direito Civil Brasileiro”, presidido pelos professores Marcos Catalan (Unilasalle) e Marcos Ehrardt (UFAL). No mesmo GT o aluno Waysllan defendeu o artigo “Boa-fé e função interpretativa – análise de sua potencial contribuição para a constitucionalização dos contratos“.

A Professora Sâmela foi quem orientou os trabalhos. “Fiquei bastante orgulhosa do desempenho dos alunos, que são graduandos do 5º período e participaram de um grupo que contava com Mestres, Doutores, mestrandos e doutorandos”, conta.

Já o professor Halley defendeu o artigo intitulado “Justiça restaurativa como proposta de democratização do Direito Penal” no GT presidido pelo professor Daniel Achutti, uma das maiores autoridades sobre o tema no Brasil. “Foi muito boa a nossa participação nesse grande evento. Espero que incentive a produção acadêmica dos alunos de Direito da Pio XII para os próximos congressos”, ressalta o Professor Halley.