Não é de hoje que a Faculdade PIO XII incentiva e fomenta a produção cultural. Afinal, “a cultura forma sábios, a educação, homens”. E é sobre essa premissa que a PIO XII hoje gostaria de homenagear 2 alunos muitos especiais que neste fim de semana brilharão em um dos movimentos culturais mais tradicionais do Brasil. O carnaval!

 

Augusto Silva Ferrari Oliveira, aluno do 7º período de Biomedicina e Rei Momo do Carnaval Capixaba

Até o dia 16 de janeiro, Augusto considerava sua rotina relativamente “leve”. Além dos estudos e trabalho, ele também era passista em uma das escolas de Samba do Carnaval de Vitória. Passada a eleição para ser Rei Momo o estudante viu algumas mudanças em sua rotina, que passou a ser bem mais corrida e agitada que antes. Mas ele não reclama. Ao contrário! “Para mim é a concretização do sonho de um passista que sempre se esforçou por amor ao samba. E hoje ser essa figura do Carnaval e receber a chave da cidade e uma grande satisfação”, disse o nosso sambista e aluno de Biomedicina.

Augusto segue como Rei Momo durante todo o ano, e só passará a coroa em janeiro do próximo ano. Já visitou várias escolas junto de sua corte e durante os dias de desfile será a figura máxima no sambão do povo, local onde os desfiles das escolas de samba capixabas acontecem e onde Augusto abrirá os desfiles que acontecerão nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro.

 

Fernanda Figueiredo, aluna do 2º Período de Biomedicina e Rainha de Bateria no Carnaval Capixaba.

Fernanda já é conhecida no Carnaval Capixaba há bastante tempo. Só como rainha de bateria, ela acumula 18 anos! E não para por aí. Além de rainha de uma das mais tradicionais escolas de Samba do estado, Fernanda há 11 anos desfila como musa do Salgueiro e há 7 anos desfila no Festival de Parintins, um dos maiores festivais folclóricos do país.

Nossa aluna, filha, empresária, esteticista, esposa e rainha de bateria não tem uma rotina fácil. Mas não pense que Fernanda é só um corpo bonito na avenida. Fernanda Figueiredo, desde de muito cedo, fez planos e conseguiu “linkar” todos eles para chegar onde chegou. Inclusive, o curso de Biomedicina (olha ele aí de novo), surgiu na vida da musa por consequência das atividades que exercia como esteticista, estas por sua vez, vieram da vontade que Fernanda tinha em sempre se manter em forma para se apresentar na avenida.

“Eu gosto de estudar, gosto de aprender e de desafios. Seja como futura Biomédica, seja como rainha de Bateria ou em qualquer outra atividade que eu exerça”, diz Fernanda, que desfilará no sábado (15) em Vitória, dia 25 no Rio e no Festival de Parintins que acontece entre os dias 26 e 28 de junho.

 

Motivo de orgulho!

A Faculdade PIO XII sempre teve muito orgulho em fomentar a Cultura entre seus alunos. Prova deste zelo são as quartas culturais que acontecem 2 vezes ao mês, onde a faculdade oferece a seus alunos algum tipo de atividade/atração/apresentação que agregue e estimule em nossos dissentes o amor que a família PIO XII sempre teve pela cultura, seja ela regional, nacional ou mundial.

Ao descobrir que tem entre seus alunos do curso de Biomedicina duas referências deste carnaval, foi unânime a vontade de homenageá-los, e assim homenagear também a cultura do povo brasileiro.

A Fernanda e Augusto, todo sucesso no “Sambão do Povo” e em todos os demais eventos que contarão com a luz e garra de vocês!