Notícias boas para a Faculdade PIO XII! Os acadêmicos da Biomedicina, Carlos Eduardo dos Santos, Derllon  Jackson Corrêa e Otávio Lopes, sob a orientação da Professora Sarah Pires, desenvolveram Trabalho de Conclusão de Curso com o título “Investigação de fatores de risco e soroprevalência para hepatite C em uma comunidade do município de Cariacica, Espírito Santo”.

Em parceria com a ONG Providas Transplantes e com a Secretária Municipal de Saúde de Cariacica, o trabalho foi desenvolvido no bairro Porto de Santana, onde foram executadas coletas de dados no período de abril a maio de 2018. Em 200 pacientes foram realizadas entrevistas e teste rápidos para verificar a presença de anticorpos contra o vírus da hepatite C.

No mês de setembro, os alunos foram a Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica para entregar uma versão impressa do TCC. O Subsecretário de Saúde para assuntos administrativos, Rodrigo Garcia Fiori, recebeu os alunos em conjunto com a  Representante do COREME/Cariacica, Mary Cristina França de Oliveira. Ambos ficaram contentes não só com o trabalho realizado como também com a iniciativa da PIO XII em desenvolver pesquisas em comunidades do município.