Uma aluna do nosso MBA em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva esteve em São Paulo, na companhia do nosso Coordenador Geral, Professor Marcelo Loyola, para apresentar um artigo selecionado para o Congresso da Anpad, a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração.

Bárbara Evelyn Pinto da Silva e o Professor Marcelo estiveram entre os dias 20 e 22 de novembro no VII Congresso de Administração Pública e Governança, promovido pela ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração, na cidade de São Paulo. Considerado o maior Congresso nessa área de conhecimento do Brasil, o evento recebeu a submissão de 688 artigos sendo 224 aprovados. O Congresso foi realizado na FEI – Centro Universitário de São Paulo, instituição que lançou o primeiro curso de Administração no Brasil.

O artigo, de autoria da aluna Bárbara e orientado pelo Professor Marcelo, tratou sobre o “Programa Jovem Aprendiz e a sua contribuição na formação profissional de jovens na Região da Grande Vitória”. De acordo com o Professor Marcelo, a seção, coordenada pela Profª Drª. Eliane Salete Filippim, da UNOESC de Santa Catarina, contou também com a apresentação de trabalho sobre “O Papel do Instituto Federal de Santa Catarina para a Educação Profissional”, de autoria da coordenadora da seção; um outro trabalho, apresentado pelo Prof. Dr. da FEI Edson Sadao Lizuka, pesquisou sobre “A Inovação no Ensino e Aprendizagem no Ensino Médio e Técnico em São Paulo”; e ainda a doutoranda da Universidade de Portugal apresentou artigo sobre “Competências Laborais em Turismo”.

“Foi uma honra para nós participarmos do Congresso, pois por ter nível de mestrado e doutorado os artigos foram considerados de muita qualidade e inovadores e, assim, contribuindo para as Ciências da Administração. O congresso contou com a participação de programas de Mestrado e Doutorado de todo o Brasil. Do Espírito Santo, além de nós, a UFES teve um artigo aprovado”, afirma Loyola.

Bárbara pretende continuar no ramo acadêmico. “Ao concluir a pós-graduação na PIO XII, pretendo ingressar no Mestrado em Administração da UFES, para o qual fui incentivada pelo Presidente da ANPAD a prestar o processo seletivo”, conta animada.

“Agradecemos à Faculdade PIO XII pelo apoio, arcando com parte das despesas, para que lá estivéssemos representando a nossa comunidade acadêmica. E agradecemos ao incentivo do Prof. Msc. Jocelino Demuner, que coordena com maestria o Programa de Iniciação Científica dos cursos de Administração e Comércio Exterior da Faculdade PIO XII e a todos os professores engajados nessa missão de pesquisar”, finaliza o Professor Marcelo.