Acadêmicos do MBA fazem “teste cego” em produtos

Você escolhe um produto pela qualidade, pelo gosto, pelo preço ou pela marca? Cada pessoa escolhe seus produtos baseado num fator e às vezes aquele nem seria o melhor produto para ele.

Para melhor entendimento do conteúdo sobre “Pesquisa de Marketing”, da disciplina de Fundamentos de Marketing, do MBA em Inteligência Executiva e Gestão Empresarial, a Professora Neidy Christo realizou testes cegos em sala de aula, na última semana.

“Fizemos um teste cego com três marcas de refrigerantes Cola e outro com três marcas de leite condensado, em todas as turmas que cursam essa disciplina. O objetivo foi discutirmos e mostrar como o teste funciona na prática, suas potencialidades e limitações”, explica a Professora.

Na opinião dela, o teste é sempre surpreendente, pois na grande maioria das vezes, os alunos escolhem produtos completamente diferentes de seus usos habituais, simplesmente porque o poder da marca não está envolvido no momento da escolha, pois as marcas são ocultadas na hora da degustação dos produtos.

“Na próxima semana, ainda discutindo este mesmo conteúdo, os alunos irão a diversos supermercados da região, fazer pesquisa de observação e entrevista (com questionários de perguntas abertas e fechadas), para descobrir informações a respeito do comportamento do consumidor”, acrescenta a Professora.

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Acadêmicos do MBA fazem “teste cego” em produtos

Você escolhe um produto pela qualidade, pelo gosto, pelo preço ou pela marca? Cada pessoa escolhe seus produtos baseado num fator e às vezes aquele nem seria o melhor produto para ele.

Para melhor entendimento do conteúdo sobre “Pesquisa de Marketing”, da disciplina de Fundamentos de Marketing, do MBA em Inteligência Executiva e Gestão Empresarial, a Professora Neidy Christo realizou testes cegos em sala de aula, na última semana.

“Fizemos um teste cego com três marcas de refrigerantes Cola e outro com três marcas de leite condensado, em todas as turmas que cursam essa disciplina. O objetivo foi discutirmos e mostrar como o teste funciona na prática, suas potencialidades e limitações”, explica a Professora.

Na opinião dela, o teste é sempre surpreendente, pois na grande maioria das vezes, os alunos escolhem produtos completamente diferentes de seus usos habituais, simplesmente porque o poder da marca não está envolvido no momento da escolha, pois as marcas são ocultadas na hora da degustação dos produtos.

“Na próxima semana, ainda discutindo este mesmo conteúdo, os alunos irão a diversos supermercados da região, fazer pesquisa de observação e entrevista (com questionários de perguntas abertas e fechadas), para descobrir informações a respeito do comportamento do consumidor”, acrescenta a Professora.

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