A 18ª Semana de Administração, o 14º Simpósio de Comércio Exterior e o 1º Seminário de Recursos Humanos e Processos Gerenciais tiveram início nessa segunda-feira, 10 de setembro, com a palestra magna do Presidente da Câmara Municipal de Cariacica e aluno egresso da Faculdade PIO XII, Cesar Lucas. O evento aconteceu no auditório da Instituição e proporcionou aos presentes uma noite repleta de informações, histórias, dicas e aconselhamentos.

Os alunos foram recepcionados pelo Coordenador Geral Marcelo Loyola, que falou aos presentes sobre a alegria de saber que os alunos da Instituição têm ganhado destaque no mercado de trabalho. Loyola apresentou o curso de administração da Faculdade, pioneiro no município de Cariacica e premiado pelo jornal Folha de São Paulo como o 6° melhor do Espírito Santo. A Coordenadora dos cursos de Comércio Exterior e Logística, Professora Martha Hand, também participou do momento.

A abertura oficial da Semana foi feita pelo Diretor Geral da Faculdade PIO XII, Luciano Villaschi Chibib. O Diretor falou a respeito dos últimos acontecimentos do mês de setembro. Chibib citou o incêndio que destruiu o Museu Nacional e falou sobre o atentado ao candidato à presidência da república, Jair Bolsonaro. Luciano trouxe para a reflexão o descaso que culminou na destruição do Museu mais antigo do país, e também expressou indignação sobre o ataque ao candidato, ressaltando que a violência não pode ser a chave para a tomada de decisões.

Em seguida, o Presidente da Câmara Municipal de Cariacica ministrou palestra com tema “Os Desafios da Administração Pública”. Inicialmente, o aluno egresso da PIO XII, falou sobre a sua trajetória de vida. Por meio de uma conversa motivadora o Administrador citou quais foram as principais dificuldades que enfrentou durante a sua vivência acadêmica e pessoal. “Só tem uma pessoa capaz de parar o seu sonho, e essa pessoa é você mesmo!” enfatizou.

Cesar Lucas também contou aos alunos sobre o seu trabalho como gestor na Câmara Municipal. O Administrador ressaltou que ao assumir o seu mandato, se deparou com  uma Câmara que passava por sérios problemas financeiros. Para resolver a situação, o palestrante falou a respeito  da implantação do plano de austeridade, que tem o objetivo de possibilitar um maior rigor no controle de gastos. Cesar afirma que os conhecimentos que aprendeu durante a sua graduação na PIO XII foram suporte para que conseguisse reverter o caso e transformar a Câmara Municipal de Cariacica em um modelo de referência dentro da administração pública.

O palestrante ainda ressaltou a importância do gestor público, que possui grande responsabilidade para com a sociedade e nação, devendo fazer a gestão e administração de áreas públicas, de forma transparente e ética, em concordância com as normas legais estipuladas.

Ao final, o Presidente abriu espaço para perguntas do público, que participou e foi respondido. O evento foi um grande sucesso e contou com a lotação do auditório.

Vale ressaltar que a Semana de Administração vai até quinta-feira, 13, com diversas atividades, como oficinas, painéis e  debates. Lembrando que no dia 20 irá acontecer o Teatro Empresarial: A Fantástica Fábrica dos Formigas Azuis, não perca. O evento é voltado a alunos de Administração, Comércio Exterior, Logística, Recursos Humanos e Processos Gerenciais. Ainda temos vagas disponíveis. Participe!

Confira abaixo a programação desta terça-feira, 11

Palestra em comemoração aos 53 anos do Profissional da Administração. O evento será promovido pelo Conselho regional de Administração – CRA-ES.

18h30 – Credenciamento – Welcome Coffee

19h30 – Adm. Hercules da Silva Falcão Presidente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo

20h – Palestra “Responsabilidade. Qual é a sua? Vamos falar de Ética Pessoal e Profissional”. Palestrante: Adm. Paulete Albéris Alves de Melo, PhD em Administração pela Florida Christian University.

Local: Itamaraty Hall

*Para ter acesso a programação completa da semana Clique aqui

 

MOMENTOS: