Contar com algumas técnicas de estudo pode ser extremamente eficaz, principalmente para o estudante que está comprometido com o aprendizado – o que já é um grande passo para melhorar o seu desempenho. Por mais que você conte com poucas horas diárias ou semanais para estudar, aplicar uma metodologia de estudo pode te auxiliar a aumentar a produtividade e otimizar o seu tempo.

Conheça algumas técnicas de estudo que separamos para que você possa melhorar seus resultados e escolha a melhor opção que atenda às suas necessidade.

1. Separe as matérias em blocos de estudos

Ao separar as matérias em blocos de estudos, é possível alternar as diferentes disciplinas tornando o aprendizado mais completo e um pouco menos cansativo. Cuidado, apenas, para que não intercale assuntos muito similares. Para que a técnica surta efeito, o ideal é alternar entre disciplinas diferentes, por exemplo: matemática e português.

2. Estude a partir de exercícios

Fazer testes práticos sobre o que você está estudando também é eficiente para o processo de aprendizagem. Resolver exercícios pode fazer com que você perceba qual conteúdo ainda não domina e, a partir disso, revisá-lo. Vale também fazer anotações e reler todas elas de tempos em tempos para facilitar que a mente se conecte aos novos conhecimentos.

3. Elabore mapas mentais

Elaborar um mapa mental é uma maneira eficiente de resumir as ideias contidas em um determinado conteúdo. Antes de criar as entradas do mapa, você precisa decidir que palavras resumem e representam o conceito que você acabou de estudar.

Crie o mapa conforme a leitura do conteúdo e depois acrescente notas que indique como os tópicos estão distribuídos de acordo com as informações que você selecionou.

4. Grave sua própria explicação.

A sugestão é que você grave uma auto explicação como se estivesse explicando a matéria com as suas palavras para outra pessoa ouvir. Assim, você estará organizando o conteúdo de forma cuidadosa para que outras pessoas consigam entender o assunto por meio do que você diz. Além de contribuir para a melhora do aprendizado, é capaz de ajudar a promover a habilidade de comunicação e oratória.

5. Faça fichamento dos textos

Dê preferência para fichamentos feitos à mão, eles acabam tendo um impacto maior na memória do que se fosse feito no computador. A ideia é apresentar de maneira objetiva os elementos mais essenciais do texto.

6. Estude em grupos

Ao se reunir para estudar determinado assunto, é natural que surjam dúvidas que você nem achava que tinha e você pode contar com os colegas para saná-las. Além disso, você também pode ampliar seus conhecimentos tentando explicar alguns pontos para eles.

7. Evite técnicas de estudo que não funcionam

Para conseguir os melhores resultados, considere sempre as suas necessidades e preferências, pois existem metodologias que funcionam melhor para algumas pessoas e para outras não.

Cada pessoa tem o seu jeito de aprender, e cabe a você descobrir o seu.

Boa sorte nos estudos!