Fazer ou não faculdade é uma questão que aflige muitas pessoas, afinal de contas é um passo decisivo na construção do futuro profissional. Além de oferecer uma vivência única, a graduação proporciona uma jornada transformadora. Se você ainda está em dúvida se deve ou não ingressar em uma faculdade, separamos 5 razões para apostar no ensino superior:

  1. Crescimento profissional: Ao cursar uma faculdade serão desenvolvidos conhecimentos e técnicas que vão fazer toda a diferença no desempenho profissional. O mercado ainda vê o curso superior como um diferencial no que diz respeito a valorização da qualificação e conhecimento. Dessa forma, com o diploma na mão, as chances de conseguir uma colocação no mercado de trabalho são muito maiores.

 

  1. Aumento na remuneração: Os profissionais mais qualificados são os que recebem mais. Isso porque, geralmente, os salários são pagos conforme o nível de educação.

 

  1. Desenvolvimento pessoal: O ambiente acadêmico proporciona o contato com os mais variados tipos de pessoas e culturas, além de impor desafios constantemente. Viver a rotina de uma graduação vai possibilitar o seu crescimento como pessoa, visto que estimula habilidades de inteligência social e emocional.

 

  1. Networking: Troca de conhecimento, conselhos, amizades para a vida toda são algumas das vivências que uma faculdade viabiliza. Aquela vaga dos sonhos pode surgir da indicação de um colega de classe ou daquele professor que acompanhou seu desenvolvimento durante a graduação.

 

  1. Trabalhar com o que ama: O exercício de certas profissões só é possível com a obtenção de diploma. Sendo assim, para aqueles que sonham com alguma profissão que exige o ensino superior é indispensável fazer uma faculdade. Além disso, chegar ao final de uma graduação é só para quem realmente ama o que faz.

 

Como escolher uma boa faculdade?

A decisão certa de onde cursar o ensino superior vai ser fundamental na sua qualificação e na busca por oportunidades no mercado de trabalho. Confira algumas dicas para escolher a instituição certa:

  • Credenciamento no MEC: A primeira coisa que você deve fazer antes de escolher sua faculdade é verificar se a instituição está credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). O credenciamento é exigido por lei. O interessado pode ter acesso a essa informação através do sistema e-Mec.

 

  • Histórico da instituição: A história e imagem de uma faculdade são fatores importantes que a tornam referência. Sendo assim, procure saber mais sobre a trajetória da instituição, que nível de profissionais são enviados para o mercado de trabalho e se o ensino vai te tornar qualificado.

 

  • Infraestrutura: É importante também estar atento a infraestrutura da faculdade, afinal de contas é ali que você vai passar uma boa parte do seu dia estudando. Ter instalações de boa qualidade é essencial para o êxito nos estudos. Procure saber sobre as condições das salas de aula, laboratórios, biblioteca, etc.

 

  • Grade curricular: A grade curricular consiste nas disciplinas que serão trabalhadas ao longo do curso. A mesma pode variar de faculdade para faculdade. Atente-se as disciplinas oferecidas e garanta que a instituição se preocupa em preparar seus alunos apropriadamente.

 

  • Descontos e bolsas: Sabemos que a questão financeira é um fator importante e decisivo na escolha de uma faculdade. Por isso, busque saber os descontos e as bolsas oferecidas pela instituição.

 

Por que escolher a PIO XII?

A Faculdade PIO XII é a primeira instituição de nível superior do município de Cariacica. Desde a sua fundação em 1998, pelo saudoso Professor Rachid Mohamd Chibib, o objetivo principal da Faculdade é formar profissionais capazes de se adequarem às continuas necessidades do mercado, atualmente tão competitivo.

A prioridade da PIO XII é proporcionar aos seus estudantes um conjunto de saberes e conhecimentos provenientes de uma sólida formação geral (conhecimento científico), da formação profissional (conhecimento técnico) e da experiência de trabalho e social.

Aqui, os alunos são preparados por professores de renome no mercado e estimulados a exercitar o raciocino lógico, crítico analítico que permita reconhecer e definir problemas, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimento.

Ademais, a instituição possui a estrutura física que você precisa. A Faculdade conta com salas bem equipadas, elevador e rampa para garantir acessibilidade, laboratórios de informática, laboratório – escola, auditório, copiadora, biblioteca com mais de 7 mil volumes, entre outras coisas.

Que tal planejar a sua entrada na PIO XII? Nós temos 8 formas de ingresso – Enem, vestibular, transferência, segunda graduação, reingresso, programa Mais Bolsa, Nossa Bolsa e FIES- e diversos descontos esperando por você.