Seja para passar no vestibular, concurso ou somente para manter os conteúdos da escola ou faculdade em dia, criar uma rotina de estudos é muito importante para o aprendizado. Estudar em casa exige disciplina e organização. Por essa razão, separamos cinco dicas que irão te ajudar a manter o foco.

  1. Método Pomodoro: O objetivo da técnica pomodoro é aumentar a produtividade por meio do gerenciamento de tempo. Ela consiste na divisão do tempo em períodos de 25 minutos de concentração intensa e ininterrupta na realização de uma tarefa. Com a tarefa concluída ou não, após esse tempo é feita uma pausa de cinco minutos. Esse ciclo se repete até chegar ao fim o tempo estipulado para realização da tarefa.

 

  1. Faça anotações: Anotar informações relevantes de um conteúdo facilita o aprendizado e potencializa a memorização. Além de conseguir retomar as informações depois, escrever o assunto com suas próprias palavras simplifica a assimilação de conhecimento.

 

  1. Faça um cronograma: Estudar exige organização e planejamento. Elaborar um cronograma é uma ótima forma de manter a disciplina estudando em casa. Uma rotina com tarefas e horários bem delimitados é essencial para um estudo eficaz.

 

  1. Evite distrações: Evitar distrações é fundamental para quem está querendo se dedicar aos estudos. Se puder, estude em um lugar silencioso, longe do celular ou outras coisas que possam provocar a desatenção.

 

  1. Ensine: Pesquisas apontam que uma das melhores formas de absorver uma informação é ensiná-la a outras pessoas. Ao assumir o papel de “professor”, o estudante se envolve mais no processo de aprendizado. Vale explicar o assunto para um amigo, familiar ou até mesmo para alguém imaginário.